“O Comportamento Organizacional é o campo de estudo orientado no sentido do desenvolvimento de uma melhor compreensão do comportamento e do uso de tal conhecimento para auxiliar as pessoas a serem mais produtivas e a sentirem-se mais satisfeitas no contexto de uma organização” [Mitchell e Lanson].

 

“O campo de estudo que estuda o impacto dos indivíduos, grupos e estruturas organizativas no comportamento em contexto organizacional com a finalidade de, mediante a aplicação de tais conhecimentos, melhorar a eficácia organizacional” [Robbins].

 

Por outras palavras o Comportamento Organizacional é a área de estudo que tem como finalidade conhecer e interpretar todas as características individuais e grupais de uma organização, trabalhando-as, interpretando-as e aplicando-as de forma a obter uma melhor prestação da organização a nível produtivo e social.

 

Tipo de perguntas que o estudo do Comportamento Organizacional tem como objectivo responder:

 

-O que fazer para aumentar o desempenho dos indivíduos no contexto do trabalho?

 

-O que é necessário fazer para aumentar a satisfação dos trabalhadores na organização?

 

-Como evitar o absentismo?

 

-Como prevenir o stress organizacional?

 

Quando encontradas as respostas para estas questões, conseguiremos contribuir para uma significativa melhoria da saúde organizacional.

Comportamento Organizacional / Níveis de Análise

Finalidade do Estudo do Comportamento Organizacional